terça-feira, 18 de junho de 2013

Superando a Síndrome do Pânico

Muitas pessoas sofrem de uma doença que apresenta um quadro bem delicado, a Síndrome do Pânico. Você já deve ter ouvido falar desse problema. E eu quero te convidar para conversar aqui comigo sobre esse assunto e quem sabe, encontrar a cura. Eu disse “quem sabe” porque não há cura sem boa vontade e disciplina. Ah, acima de tudo, fé.

Porque pra começar, toda vítima, só se afunda no problema. Se você deseja cura, seja de que mal for, então, atente-se para isso, jamais sente-se na vibração do coitado. Se você foi forte para se enfiar nos problemas, se foi determinado para isso, pode ser também para resolver o que te faz sofrer.

Vamos lá então! A síndrome do pânico é uma doença caracterizada por quadros de profundo estresse emocional, onde o indivíduo sofre com crises de ansiedade fortíssimas que desencadeiam um quadro de surto nervoso e até psicótico.  Quando a pessoa sofre as crises é como se todas as suas forças a oprimissem de tal maneira que ela simplesmente “não consegue” reagir.

E essas crises podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. São imprevisíveis e em determinados casos, com o agravamento da doença, são incontroláveis. A sensação em quem sofre uma crise é realmente de pânico, sufoco, dificuldade de respirar, um profundo aperto no peito, tensão desmedida, entre outros.

Há pessoas que choram profundamente, o que gera além da síndrome, que já machuca muito suas “vítimas”, a depressão, que é outra doença, bem perigosa e que precisa ser levada a sério, no sentido de que merece atenção e tratamento adequados.

Mas, dentro aqui do nosso assunto, vamos procurar identificar os sintomas, alguns deles eu citei aqui, e tentar encontrar as causas para que assim, haja a tão sonhada cura. Quem sofre disso sabe o quanto é ruim. E dentro dos sintomas referidos, vamos desvendar onde tudo isso começa e o porquê o sistema de defesa do indivíduo reage desta forma tão brusca e violenta.

Então, vamos raciocinar aqui comigo: Se a sensação é de opressão, sufoco, medo e realmente de pânico, logo, isso deve ter tido um início lógico. Pois todas as “reações” de nosso sistema nervoso se devem a distúrbios ocorridos na mente, que por sua vez, surgem por causa dos pensamentos ou ideias que a pessoa adota. 

Neste caso aqui é comportamental.

Bom, vamos lá na coisa, na metafísica da saúde e revelar o que está por trás. Você quer mesmo saber? Eu vou dizer heim!? É o seguinte: Pressão, opressão e estado nervoso incontrolável significa que você, em algum momento da vida fez exatamente isso consigo.

É sim, meu amigo, tudo no corpo, em nível de doença e desequilíbrio, é mera reação do organismo a determinados desequilíbrios mentais e quem causa esses desequilíbrios? A vovó Mafalda é que não é! 



É você. Que com suas escolhas, feitas no passado em nome de algum ideal maluco, reprimiu alguma coisa lá dentro, que de tanto ser reprimida faz você perder o equilíbrio emocional.

Em resumo, é “franga presa”. Temperamento reprimido, prisão interior. As pessoas crescem, deixam de ser quem são e depois colhem esse monte de distúrbios, dentre eles, a síndrome do pânico, que eu poderia traduzir aqui de repressão da alma.

Se você discorda de mim e sofre disso, então, me responda:

Você faz o que gosta?

Você é livre para ir e vir e se expressar como “sente” lá dentro?

Você deixou de fazer e de ser como um dia foi porque virou pai (mãe), marido (mulher), entre outros papéis?

Você é o mesmo de quando era criança, no sentido de naturalidade e essência?

O que você reprimiu aí dentro? O que você segura que de alguma forma, na sua cabeça, não pode vir à tona porque se vier, vai ser “feio” e pegar mal?

Eu não sei de nada, estou apenas lançando perguntas para que identifique o problema. Essas forças que reagem desta forma horrível e que te fazem sofrer com ataques de ansiedade são as mesmas que você rejeitou por algum motivo, lá atrás. Se o corpo chega a reagir desta forma tão violenta é porque, meu caro, deve ter feito muito mal a si. Se a gente reprime, empurra e sufoca algo em nós, que deveria estar vivo e aflorado, o que acha que pode acontecer? De tanto oprimir certos aspectos de seu temperamento natural, agora, existe uma reação negativa por parte dele.

Quantas vezes sua verdadeira pessoa, aquela que você nega tanto, quis vir pra fora e ser quem é, do jeito que é e natural como realmente é? Aí você, vestido nesse papel falso, nesse personagem ridículo para ser alguma coisa aplaudível pra sociedade, se esgoelou emocionalmente. Agora vive essa vida ruim e chata e ainda se manipula porque não pode ser como realmente quer ser.



Solte esses pesos. Essas "obrigações" mentais. Pare de se cobrar, de se torturar, de querer se controlar tanto. Dê um tempo para ser quem é e fazer o que gosta, pois essa loucura emocional é reflexo da tensão provocada sobre si.

Meu caro, aí fica complicado! Suas forças são como um bicho selvagem. 

Experimente segurar um bicho à força. Experimente impedí-lo de ser livre e observe o que ele fará. O que acontece é que a maioria, ao invés de encarar o medo e enfrentar o problema de reprimir-se, entope-se de remédio e fica dopado, logo cria vício e dependência química. E a vida? Ué, segue uma grande PORCARIA.

Não tem como vencer o que não se encara. Enquanto você não fizer às pazes com quem realmente é, irá sofrer. Sinto muito. Pode ir em centro espírita fazer limpeza que não vai resolver. Na Igreja fazer descarrego e "faxina espiritual" que não vai adiantar. 

Porque quem está ferrando com você é você. Se decidir ser novamente aquela pessoa maravilhosa, feliz e motivada que era antes de entrar numa “loucura mental”, certamente sua energia melhorará. A cura virá como resultado.

Quem se faz livre e feliz se dá saúde em todos os níveis. Escute o recado da sua 
alma que diz: Eu quero sair! Eu quero ser livre e experienciar as coisas que me fazem bem.
Você pode ser responsável com seus compromissos sem precisar ser louco. Só depende da sua maturidade em saber ser e agir conforme a ocasião e o momento.

Olha, o Universo todo flui no bem e se você está com problemas é porque escolheu vibrar no mal. A escolha é só sua em mudar ou não. Vamos fazer um acordo? Prometa-se que essa semana irá começar a resgatar aquelas velhas e boas coisas que abandonou e revivê-las novamente, enfim, ser quem é de verdade. 

Todo o seu sofrimento vem da negação da sua verdade interior. Confie mais em si e se deixe viver, sem amarras. Preste atenção, aprenda, execute e depois me conte.

Seja Feliz,
Vinícius Francis

7 comentários:

  1. Em se tratando de um assunto tão sério e relativo, penso que a colocação das palavras poderia favorecer a transmissão de Amor. ("porcaria" - expressão adjetiva: ato ou estado do que é porco). Um aspecto muito valioso da EXISTÊNCIA: O homem nasce com ***todo o potencial*** para construir uma vida preciosa para si mesmo. Porém, ao ceder aos seus desejos egoístas e ódios, ele próprio cria uma prisão de miséria da qual não tem como escapar até que perceba a VERDADE DA EXISTÊNCIA. Todos os problemas de uma existência difícil se encontram nos processos mentais do próprio homem.
    Foram somente as "formas de Consciência" das pessoas, seus pensamentos, palavras, sentimentos e ações, que criaram uma densa barreira entre sua consciência e a Consciência Criativa Universal, que interpenetra o Universo em cada folha, árvore, inseto, animal e ser humano.

    Imagine um bebê recém nascido como "luz", uma forma de vida do "Poder Criativo".
    Enquanto este bebê cresce, torna-se uma criança e depois um adulto, a pura Luz do Poder Criativo enfraquece gradualmente e, em seguida, completamente obscurecido por um denso invólucro de correntes e ataduras.
    Do nascimento até a morte, as pessoas acreditam e insistem que seus cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar - traduzem corretamente a sua própria "realidade" e a do universo que as rodeia. Assim e porque extraem o poder de sua mente diretamente do "Divino Poder Criativo", tudo lhes acontece de acordo com suas crenças.
    Cada atadura representa os pensamentos habituais de uma pessoa, sua resposta às demais pessoas e aos eventos, seus preconceitos, ódios, inimizades, ansiedades, preocupações e tristezas, os quais lhe amarram e extinguem a Luz de sua visão interior que provém do "Poder Criativo". Assim ela entra na escuridão, mas não sabe disso.
    Ela pensa que está crescendo e amadurecendo nos caminhos do mundo. que lhe permitem avançar e ter "êxito" - o objetivo da maioria das pessoas na Terra.
    De fato, quanto mais madura e acostumada a estes caminhos, mais aprisionada por suas correntes e amarras ela se torna, dentro do domínio dos IMPULSOS gêmeos de Ligação-Rejeição.
    Além disso, cada corrente é forjada por desejos egoístas e enganadores: ganância, agressão, violência e violação.
    Estas correntes pesam em torno da pessoa e sobrecarregam a psique, que é o "poder da consciência criativa" no mais profundo do seu ser.

    As correntes e as ataduras lhe apertarão mais firmemente a cada ano que passar, até que ela perceba o que está fazendo a si mesma, até que se arrependa sinceramente de cada amarra e corrente e faça a devida reparação àqueles a quem tenha prejudicado.

    Tudo aquilo que o homem profundamente ACREDITA ser bom ou mau, naquilo se tornará.
    Tudo aquilo que TEME que os outros lhe façam, assim eles farão.
    Tudo aquilo que ESPERA que os outros lhe façam, primeiro deve fazer a eles, uma vez que assim ele estará criando um "padrão de consciência" que voltará para abençoá-lo na medida em que ele tenha abençoado os outros.
    Será vítima da doença que o APAVORA, por criar um "padrão de consciência" da coisa que menos quer experimentar.
    Tudo aquilo que emana da mente e do coração do homem retorna a ele em seu devido tempo, de uma forma ou de outra,
    lembre-se de que toda coisa sempre gera o seu igual...

    Pensamentos fortemente emocionais são "sementes de consciência".

    Estas crescerão dando uma colheita semelhante a semeadura.
    Estes são os frutos do livre arbítrio.
    Não há escapatória para o que o homem pensa, diz ou faz - pois ele nasce do poder da Consciência Criativa Divina, e cria com aquilo que imagina.

    ****** O fluxo da "natureza" do Pai, é crescimento, proteção, nutrição, (física,mental,espiritual) cura e satisfação das necessidades dentro de um sistema de lei e ordem.

    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, caro leitor, o que você precisou de um texto para explicar, eu consegui em um único parágrafo. Sabe, é mais fácil transmitir quando o foco está na melhora do indivíduo e não na profundidade e eloquência das palavras. Meu objetivo aqui é acordar a pessoa para si mesmo e estou diariamente conversando com pessoas normais e comuns. E essas pessoas normais e comuns entendem perfeitamente o que eu quero dizer com "Porcaria". Uma pessoa que está infeliz e vem aqui em nosso espaço, sabe muito bem o que significa essa "porcaria". Leitor, usamos gírias para facilitar a comunicação. Usamos de uma linguagem simples e direta porque nós somos simples e diretos. Diante do sofrimento humano, não podemos perder tempo com esclarecimentos minuciosos que vão tirar a atenção dos demais do objetivo central de nosso trabalho. Quem está em si mesmo e em harmonia com sua verdade, permite o Bem, e quem faz o contrário, resiste. Isso resume tudo o que você escreveu com tantas palavras e propriedade. Que bom que estudou e é uma pessoa esclarecida, bom pra você.

      Agora, meus leitores precisam ter acesso a um material de conteúdo leve e fluente. Afinal, na hora do "vamos ver", toda essa ciência e cultura dos conhecimentos humanos ou Universais não fazem tanta diferença assim. É a força que o indivíduo tem sobre si mesmo e perante a vida que o faz vencer e se manter feliz. Isso não tem nada a ver com "conhecimento" e formação e sim, com fé. Os sãos não precisam de médicos e sim os doentes. Nós estamos aqui pelo doentes e meu objetivo não é oferecer um superficial "Amor" através de palavras e colocações "sutis". Meu objetivo é revelar a Verdade e quem ama verdadeiramente, fala abertamente o que precisa ser dito. Se a Verdade e naturalidade de nosso conteúdo soa como Ofensivo, aí já um problema de quem está lendo. Do mesmo jeito que harmoniosamente todos são convidados para entrar aqui, também são para se retirarem, se assim lhes couber. Luz em seu caminho e obrigado pelo comentário. :)

      Excluir
  2. Maravilhoso texto, adorei a forma leve de trazer o tema ao entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro desse mal e me senti dentro do texto.Realmente eu digo,parece que nesse estágio precisamos de tratados na base do choque.Por isso que "porcaria" não me ofende,me mostra a verdade pura e simples de como estou vivendo(sobrevivendo) depois que entrei em pânico.Só quem já passou ou está passando,nesse momento,como eu,é que sabe o quanto é difícil e palavras macias não estão me fazendo sentir melhor.Vivo dopada por um ansiolítico e um antidepressivo,que apenas camuflam os sintomas,mas,não curam,muito menos retiram 100% do meu corpo,ou melhor do meu cérebro,que acabam refletindo no meu físico.Tremores,calores,sudorese,dor e aperto no peito,vontade de morrer,nenhuma vontade de sair de casa,desesperos sem fim.E o pior é o medo,de quê?Não sei,só sei que é muito medo irracional.E a 1ª coisa que fazemos é não querer enfrentar,parece que tem um monstro que nos segura dentro de nós e perdemos a força vital.Acontece que o medo gera o medo do medo,entendem?Há 10 anos convivo com isso,diariamente,sim,diariamente,a diferença de um dia para o outro são os picos.Existem dias pouco melhor e dias insuportáveis,cerca de 20 dias ao mês.Quem consegue ter uma vida útil assim?Durante os 2 primeiros anos,fui tratada clinicamente,ninguém,nenhum médico encontrou algum mal físico e um dia um dos médicos,me orientou a procurar um psiquiatra,depois de várias idas e vindas do hospital e 2 internações para fazer checapes.Então há 8 anos tomo medicamentos,já foram trocados,já troquei até de psiquiatra e continuo assim,apenas dopada.Só um depoimento,obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Amigo (a), obrigado por seu depoimento. Entendemos o seu sofrimento e o que fazemos é convidá-lo (a) a prosseguir nos estudos. Continue lendo os artigos e se fortaleça a fim que tão logo possa se curar completamente. Luz em seu caminho! :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto e fico um pouco triste porque vc falou a verdade e é muito muito e tão bom seria se pudéssemos apenas ficarmos curados com remédios ao invés de termos que enfrentar porque é doloroso demais, principalmente quando já estamos fragilizados. Vinícius ainda bem que vc é uma pessoa sã e eu tb sou apenas não estou na vibe correta. Uma vez eu li que as pessoas que mais ajudam são exatamente as que mais precisem de amor, as vezes, as que mais falam ou escrevem tb. Deve ser o caso da pessoa que não gostou de uma palavra sua. Acho que são nesses momentos que as vezes é melhor nos silenciarmos para não derrubar o que já está abaixo. Eu estou aqui em casa, a tarde, sozinha, sem trabalho porque tive que sair, com 2 canais para fazer em meus dentes que estão doendo por demais há mais de 1 mês, suando frio, escrevendo pra vc pra te dizer que vc está muito correto no que vc disse e eu espero que em muito breve eu retorne pra contar coisas boas! mesmo sendo muito difícil, irei fazer dizer coisas boas, mesmo após as crises de pânico que realmente só sabe quem passa. Abraços pra vc e para a Márcia!
    Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigado pelas palavras! Sim, é necessário enfrentar as pendências interiores, é o único meio de mudar a nossa vida. E a dor, muitas vezes, aparece para evidenciar a necessidade da mudança. Prossiga no caminho da restauração do seu EU, ouse,enfrente os seus medos e jamais desista, pois os resultados valem muito à pena. Gratos pelo comentário. Luz em seu caminho! :) :)

      Excluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram