sábado, 11 de janeiro de 2020

O perdão é a arma daqueles que são livres

    



      Hoje quero conversar com você sobre um assunto delicado, mas de extrema importância quando se quer alcançar a iluminação e ser feliz. Mesmo pra quem ainda está começando a dar os primeiros passos na Espiritualidade, ou quem nem almeja nada disso, falar de perdão é falar de bem-estar, felicidade, sucesso, conquistas positivas, é falar de paz. Perdoar é uma arte que requer muita maturidade e humildade. 


    Não é fácil perdoar, só nós sabemos o quanto determinada situação em nossa vida nos machucou e ainda machuca, mesmo que tenham se passado muitos anos. Primeiro, o que é perdoar? É escolher se livrar do mal causado numa experiência com alguém ou com a vida. É escolher aceitar que nós vivemos aquilo que atraímos e se algo nos ocorreu de ruim, antes de mais nada, foi gerado por nossa energia. É colocar-se acima da dor. Mesmo que machuque, estamos em cima, não sob o sofrimento, sendo açoitados pela mágoa, revolta, ressentimento, dia após dia. 


    Agora, como eu disse, perdoar não é fácil. Porque o ego trabalha dentro de uma política de sobrevivência, ele tende a ser muito mais reativo do que reflexivo. Então, quando algo de ruim nos acontece envolvendo uma pessoa, a tendência impulsiva e mal educada é logo culpar o outro. Colocar nele a responsabilidade pela dor, como se não fosse nossa a decisão de participar daquela história e, de repente, acreditar em promessas, iludir-nos, etc. Porém, na dor, nossa defesa é jogar em cima de alguém a culpa. Só que, diferente do que pensamos no início, isso não resolve nada.

    A dor está na gente, não nos outros. O que então nos faz pensar que responsabilizar outrem ou querer até nos vingar fará com que o sofrimento cesse? Se está em nós, tem de ser resolvido em nós. Vingar-se e culpar o próximo pelo nosso sofrimento só alimenta a mágoa, e isso faz crescer mais e mais dor até que somatize em doenças, situações difíceis e tristezas. Porque um abismo chama o outro. Presos em sentimentos pequenos, em estados de ódio, vibramos isso. E trazemos tudo o que nos mantêm em ódio, amargura, sofrimento.


    Nossa vida para, o corpo adoece, pois não aguenta a explosão de raiva que se acumula, esta bombardeia nossas células, o organismo, o campo astral. Até que fica tudo comprometido. Percebe o quanto perdoar te tornará mais feliz e melhorará sua vida?  A dor é um mecanismo da natureza para nos mostrar algo ruim, para evitarmos que se repita. É uma aliada para permanecermos no bem.


    Perdoar é decidir se livrar da mágoa, tudo bem você tirar da sua vida quem "te feriu" (se é que te feriu mesmo, porque inventamos muito sofrimento), é um direito seu. Tire também a dor, tire a culpa, a mágoa, a revolta. Você criou essa realidade, você atraiu alguém que te machucou. É hora de superar isso e seguir em frente. Não se culpar pelo que criou, mas aprender com a situação e se elevar, ir além, melhorar para si mesmo. Essa é a intenção da vida, amadurecer-nos por meio das experiências e não que fiquemos atrelados a elas, perdendo o que de melhor pode vir. 


    Os passos para perdoar são simples - Aceitar, compreender, liberar. Aceite o que houve, foi o que deu pra ser. Compreenda o que a situação quis te mostrar, entenda a lição, absorva-a. Em seguida, libere, solte a pessoa, circunstância, aquilo que te feriu, solte, deixe ir. E siga leve. É trabalhoso? É, demais, o ego quer ter razão e resolver tudo no olho por olho e dente por dente. Entretanto, essa política recria a dor ao invés de realmente solucioná-la. Ir pelo caminho da sabedoria, do amor, da humildade pode ser mais delicado e requerer verdadeiro esforço, mas é o único caminho da cura. 


    Se alguém te feriu, perdoe. O que ele semeou, colherá. Assim como você colherá o sofrimento que se causa ao guardar mágoas. Você já passou por aquela situação difícil, acha mesmo que precisa de mais dor? Acho que não. Então, solte, libere, transcenda, seja livre do que te faz mal. Perdoar é um poder que somente aqueles que são livres possuem. 


Seja Feliz!
Vinícius Francis :-) 





2 comentários:

  1. Com certeza, fácil não é, mas porque realmente estamos nesse universo ? Creio que Deus acima de tudo, nos ensina e nos fortalece sempre. Que a paz esteja Convosco.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, é sempre bom aprendermos mas e mas!
    Aprendi quando fiz teologia, a perdoa foi mt bom, foi plantado dentro de me é o melhor e saber que posso perdoa sem precisar de provar nada, Deus ver tudo é ele nos liberta verdadeiramente quando liberamos o perdão dentro de nós!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram