quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A infantil postura de responsabilizar os outros


    Relações acabam todos os dias, isso é algo profundamente normal. Com exceção da vida, tudo começa e acaba um dia, é natural esse processo. Porém, a maneira como acaba é que precisa ser avaliada e estudada por nós. Um dos erros mais terríveis que alguém pode cometer nas relações é responsabilizar o outro por seu desfecho, ou mesmo pelo sofrimento experimentado nelas. É um comportamento extremamente prejudicial ao crescimento interno, à maturidade e prosperidade também. Porque cada experiência que vivo com alguém é sempre uma oportunidade de me conhecer e também compreender minhas fraquezas. O outro é espelho de mim, na minha experiência. Ele é o que é, por conta das escolhas que faz dentro da própria existência. Mas, na minha experiência, ele é um espelho de mim. 


    Aceitar isso já é complicado. As pessoas não aceitam, porque preferem se sentir vítimas da atitude do outro. É mais cômodo vestir essa crença ao invés de assumir que aquela pessoa entrou na minha vida porque houve alguma similaridade vibratória comigo. Do contrário, não entraria em fase e não haveria relação. Supondo que você tenha aceitado isso, quero que compreenda que as vivências ao lado das pessoas estão refletindo algo seu. O que é bom e o que é ruim também. E o que é ruim vem pra mostrar um lado ignorante, imaturo, desregrado que precisa ser lapidado para o seu benefício. De repente, estabelecer limites, não confiar tanto nos outros, não se doar demais, parar de querer ser Messias dos amigos, né Vinícius? Eu não sei qual é a lição a ser extraída nas relações que você vive e nos desafios com elas.

    Eu citei meu nome aí em cima porque eu aprendi essa lição e não tem muito tempo. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de ajudar os amigos, as pessoas no geral. Só que a gente precisa saber até onde ajuda. Eu já passei dos limites algumas vezes e depois, o outro lado esperou demais de mim e quando eu não fui um correspondente à expectativa alheia, virei o ruim da história. Pois é, agora, eu vou responsabilizar a pessoa por isso? Não, ela vê a vida como souber e quiser, é problema dela. Eu vou procurar em mim quais são as brechas pra esse tipo de situação chata e mudar. E eu aprendi a lição, não ser terapeuta de amigo, não ser messias de ninguém, fim. Não vou ter mais esse tipo de problema, porque entendi o recado. E você, entendeu suas lições? Que tal pensar nisso hoje? 

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-) 

2 comentários:

  1. Lindo. Estava agora mesmo refletindo sobre uma conversa que terei e vc veio apenas reforçar que pode até doer, mas se faz necessário. Chegua fe fazer pelo outro o que lhe compete. Bençãos de luz à quem já é tão iluminado

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi muito mesmo com essa frase linda está na capa do meu perfil do zap,aprendi que do outro nada sei apenas sei de mim,cada um ver a vida com seus olhos, aprendi tbm que eu posso amar e demonstrar falar mais não cobrar nada do outro apenas amar e olha tem sido transformador maravilhoso 🧚‍♀️❤🌺💗💚

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram