quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Você precisa se encarar para se ajudar


    Respondendo mais um pedido de orientação, essa pessoa me escreveu dizendo que se sente confusa, angustiada, desanimada. E me pediu que a ajudasse a se autoajudar. Ok, vamos tentar clarear as coisas. 
Primeiro - O que você sente é um alerta do seu Ser interior, que também se comunica através das sensações. Se você está com alguma dor no corpo é sinal de que algo não está bem. E o que você faz? Toma um analgésico atrás do outro até que não sinta mais essa dor? Não, você procura um médico pra saber o que causa essa dor, certo? Com as dores emocionais é a mesma coisa. É preciso entender a causa. E ninguém entende se não encarar o que sente. E claro, se não conseguir sozinho, procure ajuda de alguém que estudou pra justamente ajudar pessoas como você.

    Porque o primeiro passo pra se autoajudar é se encarar. Gente, não tem outro jeito. - Ah, Vinícius, não sei nem por que estou assim - Não sabe porque talvez ainda não confrontou o que sente. A fuga não resolve, tampouco procurar a causa lá fora, não tem causa lá fora. Por mais que eu tenha desenvolvido um estado confuso e triste a partir de um evento externo, o gatilho foi lá dentro, de repente, na forma como eu reagi e interpretei tal situação. Vamos, encare a dor! O terapeuta vai fazer isso, te levar a enxergar o que sente e entender os motivos desse sofrimento. O primeiro passo é esse. Depois de ouvir as causas que a alma e o corpo revelam, é preciso agir. Por exemplo: Se eu estou triste porque acho que minha vida não tem sentido, o que eu preciso fazer? Ir em busca desse sentido. Não tem segredo nisso e nem técnica milenar pra resolver. Eu tenho a responsabilidade de fazer da minha vida uma experiência que me dê alegria, prazer, satisfação. 

    Essa obra é minha, não do outro, menos ainda de Deus. Mas é preciso soltar os condicionamentos, aceitar a realidade, ser humilde e começar a fazer alguma coisa por mim, JÁ. Se eu assumo o que sinto como problema meu e me posiciono como autor da minha história, responsável pelo meu viver e qualidade dele, pronto. A partir disso, vou trabalhar pra construir uma vida com SENTIDO, PROPÓSITO, porque isso sou eu quem dá. E consigo acessar as inspirações internas, desde que eu pare de me pôr como vítima ou justificar meu estado nas coisas lá fora. Sou eu e minha alma nessa jogada. Então, vou ouvir a voz dela, vou me guiar por ela. É assim que a gente se ajuda.

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-) 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram