quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Leve somente a sua carga


    Prosseguindo o tema de ontem, assumir os outros, a nossa cultura religiosa alimentou isso de forma muito forte, tendo como exemplo o próprio Jesus. No cristianismo, Jesus teria carregado o pecado do mundo nas costas, ou seja, ele assumiu o planeta inteiro e morreu na cruz para libertar os humanos de seus pecados. E a partir dessa interpretação da morte de Jesus, passou a ser lindo se sacrificar pelos outros, soa como atitude de um Ser iluminado e nobre. Porém, Jesus disse pra cada um pegar sua cruz e seguir adiante. A sua própria, ele não falou a dos outros.


    E disse mais - Tomai sobre vós o meu jugo, pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve  -  Primeiro ele carrega o mundo inteiro, depois diz o que seu fardo é leve, ou seja, Jesus não impõe fardos pesados aos que o seguem e nem apoia isso. Como o fardo de alguém que leva o mundo nas costas pode ser leve? Algo está errado com a primeira interpretação, não acha? A verdade é que essa ideia foi espalhada para que acreditemos que nos sacrificar é algo bom. Mas não é. Jesus nos ensinou a levar apenas a sua própria carga. Ele mesmo fez isso. Veio, executou sua missão e foi embora. Não ficou aqui levando família, amigos, esposa, nada disso. Inclusive, o mesmo tinha bem pouca paciência com esse meio. Mas nós insistimos em nos responsabilizar pelos outros. E tudo o que conseguimos nesse caminho é dor e sofrimento. 

    Não pode ser boa a missão de assumir os demais, porque o resultado é ruim. Faz sentido? É preciso que nos libertemos dessas crenças, pois o nosso fardo pode ser leve, assim como o de Jesus. Não quer dizer que não teremos desafios, mas serão os nossos, somente. Não estou sofrendo o problema do outro, estou lidando com os meus, só com os meus. Ajudo, mas não carrego nos ombros. Isso dá uma sensação tão boa! SÓ PRECISO LEVAR A MIM. Olha que leve! E termino com outra frase de Jesus - Aprendei de mim, que sou manso e humildade de coração. - Manso é pacífico, sereno, good vibes. 
Humilde de coração - Humildade é aceitação do real. O que é meu é meu. O que é do outro é do outro. QUE LEVE ISSO! 

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-) 

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram