quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Como se desapegar?


    Como estamos comemorando as quinhentas mil visualizações da meditação do desapego, vou falar um pouco sobre o assunto. É um grande desafio para as pessoas o processo de se desapegar. Inclusive, recebo muitos pedidos de orientação sobre isso.
Quanto mais apegado você está a alguém, por exemplo, mais desapegado de si mesmo está. Tudo o que procuramos lá fora é projeção do mundo interior e muitas vezes, da falta de comunhão com o que há lá dentro. Uma pessoa apegada às outras não se tem plenamente, então, vive se procurado nos companheiros, amigos, família. 

    E para se desapegar, a primeira coisa a ser feita é praticar a aceitação. Mas do quê? De que ninguém está aqui pra mim e que relacionamentos acabam. O outro não é responsável por minhas expectativas. E tudo, exatamente tudo na vida, passa. Se isso for concebido, o desapego perde a força. A segunda coisa a ser feita - AUTOAMOR. O apegado tem uma péssima autoestima e não se prioriza. Gruda facilmente nos outros porque é carente, ou seja, não está em paz e equilíbrio com sua própria afetividade e ternura. Então procura fora. Não sabe amar o próximo e nem as coisas com liberdade e desprendimento porque tem um rombo dentro de si, causado pela ausência da própria presença de alma. 

    Terceiro, precisa mudar as crenças. Se não parar de acreditar que precisa dos outros pra ser feliz (ou das coisas) não vai se desapegar. Toda crença na dependência do outro revela a falta de si mesmo. - Ah, mas é difícil, Vinícius! - Ouço muito. Difícil pra quem não se tem. Porque quando você se assume como prioridade e aprende a gostar de si mesmo, tudo o que menos quer é se apegar a alguém. Você se envolve tanto com seu mundo, se apaixona tanto por ele, que o mundo alheio, mesmo sendo belo, não é mais que o seu (pra você). Quando você se põe em primeiro lugar, todo resto passa pra segundo plano. É lei da física, dos corpos não ocupam o mesmo lugar. Se você está em primeiro, o resto terá de ficar em segundo. E se os outros são a prioridade, fica óbvio que você foi pro fim da fila. Mude isso se realmente quer se desapegar. Aprenda a se bancar.

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-) 

2 comentários:

  1. Bom diaaa! Acabei de escutar a palestra “Decepção, como cura lãs. Foi um aprendizado imenso. Gratidao. Vou ouvir mais algumas vezes pq acho que preciso assimilar mais. Eu era completamente ignorante nesse assunto, apesar de ter uma aceitação das situações com facilidade. Thank you again!!! Love this!!❤️😁🌻

    ResponderExcluir
  2. Feliz e grata com a construção do meu mundo ele está lindo e encantado todos os dias antes ele era vazio e solitário curtia muito a solitude,mais agora curtindo mais ainda a solitude mais com conteúdos que me transformam e me estimulam amando muito meus cursos autoconhecimento e iluminação amando esse blog abençoado pq aqui leio absorvo e coloco em prática feliz e radiante eu sou sim O amor 🧚‍♀️❤🌺💗💚

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram