quarta-feira, 31 de julho de 2019

Série "Os demônios da prosperidade" - 04


    Preocupar-se é bem diferente de se importar. Preocupação é se ocupar previamente, é antecipar determinados fatos. É um estado negativo. Já o "se importar", é positivo, basta desconstruirmos a palavra e buscar o seu sentido mais profundo. Vamos separar "im" de portar. Portar é relativo à postura, comportamento. Esse "im" não tem o mesmo sentido negativo da palavra "insegurança", por exemplo, onde o "in" significa "não". Para entendermos a palavra, vamos substituir esse "im" por "yin". 

    Yin é a polaridade "feminina" de Deus, que representa Amor. Então, traduzindo metafisicamente a palavra, teríamos - Portar-se com Amor (Yin+portar - importar).Quando eu me importo, porto-me com amor, cuido, protejo, amparo, faço-me presente. Quando eu me preocupo não estou no amor, estou no medo. Porque a preocupação me coloca tenso, o que me faz ter sensações negativas não pode ser bom. 

    Quando eu me importo, confio. Não deixo de fazer a minha parte e ser presente, seja na vida de alguém ou em relação a algo em minha própria experiência. Se eu me importo, ponho amor. Se tem amor e recebe minha importância (poder), eu tenho motivação, genuíno interesse e aquilo flui bem. Agora, se eu começar a me pré-ocupar, vou me lançar num amanhã incerto e deixar de executar o hoje, logo meu resultado será zero. Tudo é paralisado. Não há prosperidade. Se me preocupo, seguro. Se me importo, deixo fluir. 

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-)

2 comentários:

  1. Olá Vinícius

    Dá uma olhadinha no seu e-mail
    Te enviei um...
    Aguardando retorno

    Luz e benção:)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Como sempre defendi a importância de evitarmos nos ocupar demasiadamente e a nos pré-ocupar. Quanto a nos importar, não havia parado para refletir sobre o verbo em si, mas sempre achei que deveríamos cuidar de alguma forma do que está por vir, sem nos preocuparmos. Você me achou o antônimo apropriado. Obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram