sexta-feira, 5 de julho de 2019

Série - Os "demônios" anti prosperidade - 01


    Inspirada por Márcia Diniz, vou começar uma série de pílulas que eu nomeei de "demônios anti prosperidade". E hoje vamos começar falando do demoninho "culpa". Esse sensação opressora que sempre nos sentencia negativamente, sempre nos coloca como errados. 

    De onde vem a culpa? Da ideia de que eu deveria ter feito algo diferente do que fiz. A culpa é a não aceitação da condição na qual me encontro no momento em que faço as escolhas que faço e reajo da maneira como reajo, perante situações na vida. 

    Quando eu me culpo, ponho-me como réu das minhas pretensões arrogantes. Se eu me culpo, é porque eu esperava de mim em determinada situação alguma coisa que eu não tinha pra dar. É maligno e não me faz avançar. Pelo contrário, paraliza minhas energias. E o resultado disso é que eu acabo fazendo a mesma coisa, novamente. Engraçado, né? Pois é, mas tudo aquilo pelo que você se culpa, tende a fazer de novo. 

    Porque a culpa te mantém preso na energia da não liberação do fato. Você luta contra a realidade, não aceita as coisas como aconteceram, não aceita que fez o que dava, mesmo que tenha feito algo negativo. Todos nós cometemos erros, vacilos, tentativas sem o êxito esperado. A vida é feita de altos e baixos, de conquistas e "derrotas". Porém, quando estamos na humildade, reconhecemos que esse é o processo natural de viver. E que estamos neste mundo para aprender. Não sei tudo, vou errar, vou falhar, vou me equivocar, vou vacilar comigo e com alguém, preciso aceitar isso, afinal, sou humano e faz parte dessa realidade cometer "erros".

    Para vencer o demoninho da culpa, eu preciso abraçar dois anjinhos chamados "compreensão" e "humildade". Compreender os motivos pelos quais agi de tal forma, minhas razões, limitações, fragilidades, circunstâncias do momento. Acolher-me em meus "erros", compreendendo que eles são acertos a longo prazo, porque me ensinam. Eu sou apenas o que sou do jeito que sou. E posso melhorar, mas não me machucando. E sim, abraçando-me em plena aceitação e humildade. Estou aqui para aprender e eu aceito essa condição.

Luz e Benção!
Vinícius Francis :-) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram