segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A compreensão previne o julgamento



    
    Pra gente começar bem a semana, eu pensei em comentar com vocês sobre uma frase que postei nas redes sociais há algumas semanas, que foi - A compreensão previne o julgamento. Daí, eu pergunto: Você refletiu mesmo sobre isso? Entendeu o recado desta frase que, embora tão curta, possui um ensinamento fantástico?

    Se a resposta for "não", então, vou te ajudar a entender isso. Você deve saber bem que vivemos num mundo onde as pessoas se julgam o tempo todo, né? Ainda mais com as redes sociais bombando geral, as pessoas se acham no direito de dizerem o que querem, afirmarem o que querem sem o menor bom senso e muito menos, compreensão.

    Só que esse hábito é um veneno extremamente perigoso. Por dois motivos. Primeiro - Vemos a vida através do nosso próprio prisma da auto observação. Ou seja, o modo como vemos a realidade de fora está sempre relacionado à maneira como nos compreendemos, porque nossas crenças, valores, modo de pensar, funcionam como uma espécie de filtro. Então, dificilmente vemos as coisas como elas realmente são, tendemos a projetar nosso mundo interno na vida lá fora e também nas pessoas.
Segundo - O juízo que lançamos sobre alguém pode gerar consequências pra nós. Se eu falo do que não sei, se afirmo algo sobre alguém e que seja ruim, estou sentenciando juízo sobre mim mesmo. Gente, lembra do campo quântico? Só tem eu nessa parada (da minha realidade). Então, o que eu afirmo sobre alguém, na verdade, estou é botando em cima de mim e da minha vida.

    Por isso julgar é tão perigoso. E bem lembrou o Mestre Serapis Bey - Do outro eu nada sei - Nada sabemos sobre as pessoas. Podemos achar, sim, achar é um direito que temos, é produto do raciocínio tentar deduzir e classificar as coisas. Agora, afirmar é julgar. Claro que existem constatações, tipo - Fulano roubou estabelecimentos comerciais várias vezes, logo ele é um ladrão, certo? - Ok, constata-se algo a partir de provas. Mas esse é um caso simples e mesmo dentro do exemplo, eu não tenho o direito de ficar atacando o tal ladrão com ofensas e julgamentos. Quem o julgará será o órgão público responsável. Eu não tenho nada com isso.

    Agora, julga-se o outro sem a menor constatação de coisa alguma. Simplesmente, as pessoas acham que... E destilam juízos, apontam o dedo, condenam, ofendem, perseguem, afirmam o que não sabem, amaldiçoam o próximo. Esse é um problema sério demais. Quem é da luz, não julga. Quem na luz anda, dá um passo pra traz antes de desferir algo negativo sobre alguém. Analisa fria e inteligentemente a situação e se coloca dentro dela se for o caso (se for algo pessoal). Mas se coloca com justiça, firmeza e sabedoria. Julgar, afirmar o que não sabe, deduzir sem provas e com isso classificar o outro ou situações sobre as quais não se tem o domínio é na verdade lançar juízo e negatividade sobre a própria vida. 

    Alguém fez algo que você não gostou? Foi com você? Tem a ver com você? Se sim, converse com a pessoa, pelo menos tente compreendê-la antes de sair dizendo isso ou aquilo dela ou pra ela. E pior, ainda se espalha a informação para terceiros, difama-se a pessoa com os demais. Gente, isso é muito perigoso. Você está numa roda cármica, viu? Não se esqueça, tudo o que você faz pensando que está fazendo pra alguém lá fora, está fazendo para si mesmo. 

    Outro ponto, dentro de julgamentos, acontece comigo no Youtube (raramente, mas ocorre) e tenho certeza de que com muita gente do ramo. A pessoa vê um vídeo, não gostou ou deduziu alguma coisa, nem conhece quem está atrás da câmera e já ataca, classifica, afirma o que não sabe sobre aquela pessoa. O que nós sabemos sobre alguém? Ainda mais alguém que nem faz parte da nossa vida pessoal? Neste caso, tudo o que temos é achismo. E achismo nós devemos guardar pra nós. Opinião também, a menos que esta seja solicitada. Podemos sentir que o outro não é uma pessoa de bem, sim, nossa intuição pode avisar, desde que o canal para ouvi-la esteja limpo de julgamentos, preconceitos, opiniões precipitadas. Como também podemos simplesmente não gostar de alguém, normal! Só que, mesmo nesses casos, quem é da luz não julga. Sente, confia no que sente e segue adiante, na sua, no respeito.

    Por isso, o recado hoje é - COMPREENDA antes de falar algo sobre alguém ou alguma circunstância que careça de profunda análise inteligente. E mais, toda vez que afirmar algo sobre uma pessoa ou situação, preste atenção se na verdade você não está falando é de si mesmo e do que leva dentro de seu mundo. Se for por esse caminho, você vai amadurecer demais. E será muito mais justo com as pessoas e também consigo mesmo.

Que o Amor nos cure!
Vinícius Francis :-) 




Pessoal, fazia tempo que eu não divulgava os links de doação para o nosso trabalho de auxílio aos animais, então, deixo abaixo. Se você sente de doar qualquer quantia para esse projeto, basta clicar num dos links abaixo: 

Doar pelo PayPal - AQUI
Doar pelo PagSeguro - AQUI

Um comentário:

  1. "Meçam a si mesmos em vossa balança, pois vocês se conhecem honestamente ou ao menos podem fazê-lo. Ao se medirem, cessarão de medir os outros. Pois toda medida do outro é falsa, sendo que medem a tudo com a vossa própria medida. Logo, ela só serve para vossa vida. Não cabe em mais ninguém que não seja em vocês." Serapis Bey, por Vinícius Francis

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram