segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Como lidar com o estresse?


A vida agitada do mundo moderno mostra o quanto avançamos em muitas coisas, como civilização. O mundo mudou, está se tornando cada vez mais dinâmico. E isso é fabuloso. No entanto, como tudo, esse avanço tem um preço. Ele exige de nós hábitos e rotina que muitas vezes trazem alguns transtornos. E eu quero falar aqui do estresse.

São raras as pessoas hoje que não enfrentam trânsito para trabalhar, que não precisam sair do conforto de suas casas para executar seu trabalho. E mesmo nesses casos, sempre acaba surgindo alguma coisa que estressa. Ninguém está isento do estresse. A vida moderna é estressante. Por mais que a tecnologia venha como aliada e facilitadora de muita coisa, a correria cotidiana acaba nos tirando dos eixos. Temos horário pra tudo. Temos agenda pra cumprir, contas pra pagar, sonhos a alcançar. E mais, ainda precisamos de tempo para cuidar de nossas relações interpessoais e claro, de nós mesmos.

Ah, o Senhor Tempo! Cada dia mais escasso! Parece que ele brinca conosco. Correr contra o tempo é estressante. E como não somos feitos de aço, uma hora, a gente dá uma surtada. Vivemos um momento de mudanças muito fortes no planeta. Tudo isso mexe com a gente. E ainda precisamos administrar as tarefas do nosso dia a dia e da vida que escolhemos. E vamos combinar, tem dias em que quando nos deitamos pra dormir, quase não acreditamos que finalmente, demos uma parada.

E a tendência é tudo se tornar ainda mais dinâmico. Então, o que fazer pra driblar o estresse? Claro que eu poderia sugerir alguns hábitos externos que ajudam. No entanto, como metafísico, meu foco aqui é em lidar com o que acontece dentro da gente. É preciso uma cabeça fresca e leve pra lidar com o mundo moderno, do contrário, a gente pira. Vou te dar algumas dicas:

Cobre menos – A vida já exige tanto de nós, e ainda vamos pôr mais pressão em cima? De jeito nenhum! Cobre menos de você, seja humilde pra reconhecer o seu limite. Se não consegue mais, pare. Se chegou ao limite, descanse. Eliminar esse excesso de cobrança ajuda muito no processo de canalizar a energia de forma inteligente. Porque quando nos cobramos demais gastamos mais energia do que deveríamos naquela tensão de “tenho que isso” e “tenho que aquilo”. Ninguém “tem que” nada. A gente faz o que pode, o que consegue, e quando dá pra fazer. Se é algo importante, vamos fazer, mas sem cobrança, sem pressão. Ir com paz, moderação e inteligência é muito mais funcional e produtivo.

Tire o foco excessivo das coisas – Parar de pensar demais no que precisamos fazer acalma nosso corpo. Porque ao fazer isso, o cérebro entende que estamos em alta produção. E mesmo sem fazer nada aqui fora, há um gasto enorme de energia. Porque pensamento é energia. Por isso, pare de pensar demais nas coisas, confie em você e no seu potencial. Confie também nas forças invisíveis. Na hora certa você vai saber o que fazer. Não é que devemos deixar de lado os planejamentos e agir irresponsavelmente, não é isso. Mas pensar demais não é preciso. Pelo contrário, atrapalha. Porque tenciona. E se tenciona compromete o bom funcionamento da nossa mente e habilidades. Uma mente tranquila trabalha muito melhor.

Respire fundo e aprecie – Sob estresse tudo fica sem gosto. Até comer é ruim. Por isso, quando estiver assim, desligue-se do mundo, só por uns instantes. Respire profundamente por três vezes, só isso já altera sua frequência cardíaca e te dá uma sensação melhor. Depois, coloque o seu foco mental em coisas agradáveis. Pode ser uma flor, um animal, uma paisagem, pode ser a vitrine de uma loja. Quando você aprecia algo que te desperta bem-estar seu corpo relaxa e o estresse naturalmente vai diminuindo. A apreciação é o alinhamento com a energia do Criador. Por isso, abuse da apreciação, ela traz paz, tranquilidade, alegria, ou seja, move sua energia para um setor positivo. 
Tenho certeza de que você vai gostar dos resultados.


Crer é a chave! 
Vinícius Francis :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram