quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A Criança Interior


É preciso entender o significado de “criança interior” que se lê e ouve muito por aí na linha espiritual. Existem dois tipos de visão a respeito e infelizmente, muita distorção. Quando se fala em manter viva e acesa a chama da criança interior, a intenção é trabalhar com os atributos que isso representa. É um arquétipo. Criança é essência, sinceridade, alegria, pureza.

Mas, a ideia que se tem disso é uma infantil, alienada, sonsa. Infelizmente preciso usar estas palavras. Não é para sermos crianças no comportamento, aliás, já temos sido. Uma criança não é totalmente responsável pelos seus atos, em nossa sociedade. Uma criança neste mundo não pode responder por si e nem controlar sua vida e suas escolhas. Não tem o devido conhecimento e preparo para lidar com as lições da vida. E é pra esse lado que muitos têm fluido no entendimento da criança interior.

Assim como Jesus disse para sermos inocentes como pombas. Ele não pediu que nos comportássemos como uma pomba, literalmente. O ensino foi para extrairmos a simbologia, o atributo desse arquétipo e os adequarmos ao nosso viver. Assim é com a criança, delas são o Reino dos Céus, traduzindo isso: Os atributos deste arquétipo favorecem uma vida espiritual e um estado interior conivente com as Leis da Espiritualidade. E quando o Ser vive em consonância com isso, ele vibra numa polaridade positiva, harmônica com o Todo, porque está em equilíbrio consigo mesmo.

Mas não é para deixar de ser adulto, não é pra sermos crianças. Eu não sou criança e nem quero ser. E não ensino isso a ninguém. Tal ensinamento não passa de um incentivo ao mimo, à imaturidade, para manter-se sempre despreparado para a vida, numa postura de impotência. Seja um homem ou mulher, adulto, responsável, forte, maduro, dono de si, firme em suas decisões, convicto, humilde pra assumir seus erros e falhas, e consciente, auto consciente. Sem mimo, manha frescura, sem infantilidade e visão romântica das coisas, algo típico de uma criança, um ser despreparado para a vida, porque ela exige muito de nós. E precisamos estar preparados para isso.

Então, que neste dia, você compreenda o real significado de “criança interior” e foque naquilo que te impulsiona  ser um adulto com os atributos puros e positivos que se manifestam tão ricamente nas crianças.

Que o Amor nos cure!
Vinícius Francis :-) 

2 comentários:

  1. Lindo isto! Clarificador! Eu agradeço, VInifrancis!

    ResponderExcluir
  2. Bom esclarecer esse ponto e a analogia à pomba foi perfeita, como todo o conteúdo do texto.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram