quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ser Feliz é uma Escolha

Eu quero falar com você hoje sobre Positividade. Um assunto no qual estou me aprofundando em nosso próximo curso da série “Faça Fluir” onde abordaremos a tão sonhada Felicidade. E hoje eu estava elaborando um tópico onde falo sobre a questão da positividade.

Sim, é essencial sermos positivos se nosso objetivo é ser feliz. E isso não tem nada a ver com a situação externa de sua vida, suas desculpas são pretextos seus para continuar no banco da vítima.

Você pode ser rico, pobre, feio ou bonito (dentro do padrão), não importa a sua cor, sua condição sexual (porque sexualidade não é opção e sim condição natural do indivíduo), sua religião, não importa nada disso. Importa é sua escolha. Estava assistindo a entrevista de uma cantora que gosto muito e nela, ela disse que ser Feliz é uma escolha.

E eu fiquei admirado com a postura dessa artista em relação ao assunto e disse a mim mesmo: Realmente, é verdade. Porque quando você escolhe ser feliz não há quem faça você se sentir mal, não há situação que te coloque pra baixo. Algo que a gente escolhe com força e determinação dentro de nós permanece independente de qualquer coisa.

Qualquer coisa viu? Quando você diz que é feliz, mas basta uma “coisinha”, um probleminha surgir, uma palavra dita “atravessada”, ou seja, com hostilidade, para que sua felicidade desça pelo ralo e caia no esgoto. Tem gente que critica minhas gírias, mas você compreende o que eu quero dizer não é? O esgoto é um lugar para nós, humanos, nojento. E é essa a situação emocional de quem condiciona a sua felicidade a algo lá fora, NOJENTA.

E quando isso que eu citei acima ocorre com você é sinal de que a felicidade não está presente. Você tem tudo de menos felicidade. É empolgação, dependência e condicionamento. Aliás, esses três são grandes males que afligem o ser humano moderno. E nem citei o apego, que é pra você não sentir medo dos monstrinhos psicológicos que rondam sua vida.

Claro que, mesmo felizes, passamos por momentos delicados e às vezes, difíceis. O quê? Você achou que ser feliz é viver no mar de rosas? Isso deve explicar as milhões de decepções que você teve e tem constantemente em sua vida. E que eu nem quero entrar em detalhes sórdidos a respeito porque senão saímos do tema.

Felicidade não tem nada a ver com sorriso constante no rosto, claro que, quem é feliz sempre fará de tudo para sorrir. Gravou essa? Não existe uma pessoa que sorri o tempo todo com exceção do “Coringa”. Tem momentos onde precisamos ser sérios, firmes e às vezes, dependendo da situação, drásticos. É meu amigo, a vida tem dessas coisas. Para tudo tem um tempo determinado debaixo do Sol. Gosto muito desse versículo bíblico. Ele é verdadeiro.

Ser feliz não é uma reação provocada, o nome disso é emoção. Felicidade é um estado, escolhido voluntariamente. É quando determinamos que, apesar dos pesares, vamos ficar Bem. Porque ficar Bem é bom. E para por aí. Não tem que ter motivo aqui na Terra do tipo: Sou feliz porque sou bonito. Não, é o contrário, sou bonito porque sou feliz. Porque gente negativa, não importando a aparência física, será sempre feia. Todo aquele que nega a verdade e divindade de seu Eu, que é ser feliz acima de tudo, não pode ser bonito. Filosofei.

Não tem nada a ver com a conta gorda no banco, embora isso seja, em minha opinião, uma das melhores coisas da vida. Ser feliz é você com você. É aceitação da natureza interior, é o bem estar com o que você é, com o que gosta de fazer. É bancar-se diante de todos e do mundo. É se apoiar, se assumir, se dar o melhor. Isso é ser feliz. É saber, em cada situação da vida, puxar sempre o melhor e ter a capacidade de estar Bem diante de tudo.

E quando a gente toma essa atitude interior, as coisas na vida começam a mudar! 

Verdade!  Mudam sim e pra melhor! Claro que, para chegar nesse estado de felicidade, é necessário dar uma arrumada na bagunça que você leva aí dentro. É preciso resolver a coisa da vaidade, do orgulho, medo, mimo, você sabe bem o que precisa ser mudado não é?

Então, é só quando você mudar tudo isso que realmente conseguirá ser feliz. 

Aguenta essa novidade. Segura firme, porque se você segurar e compreender onde quero chegar, poderá mudar muita coisa, pra não dizer TUDO.

Meu caro leitor (pareço um político), tudo está bem e sempre estará bem. É você que se desestabiliza por pouca coisa. É você que dá importância demais e exagerada para os outros, para o mundo e se esquece de se dar força e motivação. 

É você, com sua loucura mental, que fica se atormentando por causa de nada. 

Nem tem nada acontecendo e você já está lá, martelando, martelando e martelando a si mesmo sem misericórdia.

Sai dessa! Pegue leve, sorria mais. Medite! Respeite a si mesmo. Pare de fazer show, de se esconder atrás da sua vaidade monstruosa pra fazer tipo, pois tudo isso está FERRANDO a sua vida. Eu gosto do português claro. Seja natural, do jeito que é. Os outros não gostam? Danem-se eles, o que importa é você. Ah, ele (a) não te aprova? Hiiiiiiiiiii, entregue pra Deus e vá ser você, pois é só sendo quem você é que você será feliz! Festival de “você”.

Mas, entendeu não é? Hoje, saia de casa, se puder, arrume o cabelo, fique louco (a), solte as amarras e caia nos braços da Vida, que só tem o melhor para aqueles que com o melhor de si mesmos se premiam. E eu termino aqui.

Seja feliz,
Vinícius Francis


4 comentários:

  1. Uma escolha, uma postura, uma atitude. Ser feliz é estar em si, e nunca abrir mão disso por nada neste mundo. Amo esse blog, obrigado amigos.

    ResponderExcluir
  2. Eu escolho a felicidade abundante em minha vida!!! Haja Luz!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa preciso muto seguir estas regras, estou fora do controle de minha vida, mas creio que recuperarei a força. ótima texto!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou pergunta.

Instagram